PROTETOR SOLAR: UMA AMEAÇA QUÍMICA AOS RECIFES DE CORAL E À SAÚDE HUMANA


Conselho de férias: use protetor solar. Apenas certifique-se de que seu filtro solar não esteja matando recifes de coral.



Os recifes de coral cobrem menos de um por cento do fundo do oceano, mas abrigam aproximadamente um quarto de todas as espécies marinhas. Eles são cruciais para manter a saúde, a estabilidade e a biodiversidade do nosso ecossistema vital. Hoje, porém, eles enfrentam crescentes pressões da atividade humana.

Metade dos recifes de coral do mundo estão mortos. As maravilhas naturais, outrora coloridas e cheias de vida, estão branqueando a taxas devastadoras e sem precedentes. O aquecimento global, a poluição plástica e a poluição química são os principais fatores responsáveis ​​pela destruição, mas outro culpado é o filtro solar.

Um estudo de 2015 descobriu que é preciso apenas uma pequena quantidade de filtro solar contendo oxibenzona - o equivalente a uma gota de água em piscinas olímpicas de seis anos e meio - para causar sérios danos a um recife de coral.

Antes de afundar em um poço escuro de desespero, considere a realidade no centro deste problema terrível: aqui está uma mega ameaça que podemos ver e abordar imediatamente com escolhas mais inteligentes e informadas. O poder está em nossas mãos. Use-o bem com as três etapas a seguir.


Etapa 1: ler etiquetas

A maioria dos filtros solares contém ingredientes não biodegradáveis ​​e produtos químicos nocivos. Alguns dos piores são oxibenzona, octinoxato e triclosan. Esses produtos químicos são lavados ao nadar na água do mar ou ao tomar banho e viajam através dos sistemas de esgoto para o oceano.


Etapa 2: Pense em sua própria saúde

Se um produto químico causa branqueamento, deformidades e danos no DNA de corais jovens, o que está fazendo conosco? Tão perturbador quanto o pensamento de corais mortos são os riscos que os ingredientes comuns de filtro solar podem representar para a saúde humana. A oxibenzona, por exemplo, é um desregulador endócrino conhecido. Estudos o vincularam a questões reprodutivas, incluindo endometriose, puberdade precoce, baixa contagem de espermatozóides, infertilidade e aumento de cânceres relacionados a hormônios.

Muitas das loções que banhamos em nossa epiderme porosa e absorvente para impedir a exposição a UVA / UBV e cânceres de pele relacionados contêm ingredientes que podem causar outras formas de câncer em nós de qualquer maneira. Além disso, eles estão matando nosso sistema de suporte à vida. Caramba. Considere isso. Repita a Etapa 1. E depois passe para…


Etapa 3: explorar alternativas

Agora que você tirou um momento para pensar no absurdo desse dilema, é hora de encontrar, exigir e talvez até inventar alternativas. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar filtros solares que matam recifes:

  • Use um chapéu ou viseira e cubra a pele com roupas de proteção solar.

  • Use um guarda-chuva e limite a exposição ao sol na praia.

  • Procure filtros solares com ingredientes minerais que usem métodos diferentes para bloquear os raios UV. As opções de óxido de zinco e dióxido de titânio o manterão coberto.


TROUXEMOS A DICA DE UMA MARCA QUE ACREDITAMOS E APOIAMOS


Desenvolvido especialmente para quem ama aproveitar o sol ao máximo


Descrição: Filtro solar físico de alta performance (FPS 50+), em bastão livre de plástico, vegan, reef safe e livre de químicos UV. Feito a base de Óxido de Zinco, que forma uma barreira protetora visível na pele (não fica transparente) e indicado para as áreas do rosto, nuca, pescoço e ombros. Incomparável resistência à água e ao suor, toque seco e não escorre nos olhos durante a prática do seu esporte favorito.


Dermatologicamente testado e certificado pela ANVISA


Composição: Óxido de Zinco, dióxido de Titânio (não nano), Manteiga de Karité, óleo de coco, óleo de semente de uva, blend de manga e papaya, óxido de ferro.


https://www.chameleonsun.com.br/



Etapa 4: obter o vocal

Fale sobre as suas opções de filtro solar amigáveis ​​aos recifes. Se você estiver viajando e perceber que seu hotel está vendendo protetores solares que prejudicam os recifes, envie uma nota à gerência e solicite alternativas. Você nunca sabe de quem pode mudar de ideia. Pequenas ações podem ter um grande impacto.

Além de espalhar a notícia para amigos, familiares e seguidores, você pode usar sua voz para exigir mudanças nas políticas. Mas não espere que essas políticas sejam aplicadas para fazer as alterações você mesmo.


Essa é @louizepaz e imagem por @mel.kepen


. SEJA A MUDANÇA .

#SaveOurOcean #SaveReefCoral #FenzBrazil


61 visualizações0 comentário
WhatsApp Fenz Brazil