top of page

PROJETO SOMOS DO MAR LANÇA FINANCIAMENTO COLETIVO PARA PUBLICAR LIVRO SOBRE A CONSERVAÇÃO DO OCEANO


O livro infantil é uma adaptação do espetáculo “Mar de Soluções”, que integra as atividades de educação ambiental do projeto; vaquinha encerra no dia 5 de dezembro com recompensas a partir de R$ 49


A conexão com o oceano é intrínseca do ser humano, mesmo quando adormecida. A existência humana é ligada diretamente aos mares, que produzem mais da metade do oxigênio necessário para a vida na Terra. Marina e Robertino convidam você a um mergulho mágico em um Mar de Soluções, o primeiro livro infantil do Projeto Somos do Mar.

Adotar atitudes práticas para a conservação do oceano é a temática apresentada neste primeiro livro. A obra é uma transformação literária do espetáculo Mar de Soluções, que ganhou vida no papel com as pinceladas em aquarela da artista, educadora e engenheira ambiental Diulie Tavares. Ao lado do arte-educador ambiental e oceanógrafo Rafael Langella, Diulie integra o Projeto Somos do Mar.

Mar de Soluções: o livro” apresenta a personagem Marina, um organismo mágico do fundo do mar, e Robertino, um mergulhador curioso e apaixonado pelo oceano. A troca de conhecimento entre os dois seres aborda os desafios e as soluções para a problemática do lixo no mar e faz crianças e adultos repensarem sobre responsabilidade ambiental e consumo consciente.

É um mergulho para a compreensão da relação humana com o oceano, que detém recursos essenciais para a manutenção da vida terrestre. Parte do ar que respiramos em Terra, por exemplo, é resultado da inteligência de microalgas, que produzem oxigênio embaixo da água. A partir dessa reflexão, qual o papel de cada ser humano para a conservação das praias, dos mares e do oceano?

Para Diulie e Rafael, assim como Marina e Robertino, o lixo no mar não tem fronteiras, mas tem solução: a consciência do nosso impacto no ambiente e as alternativas sustentáveis. A ideia de usar a arte como instrumento de transformação social foi o caminho escolhido pelos educadores ambientais para aproximar o público do conhecimento científico.


Financiamento coletivo para lançamento do livro

Todas as atividades do Projeto Somos do Mar não possuem fins lucrativos. O lançamento do livro depende da participação social através do financiamento coletivo, uma “vaquinha digital” com recompensas para os apoiadores a partir de R$ 49.

A cada 10 livros vendidos, um exemplar será doado para escola ou instituição pública, na intenção de promover e cultivar a cultura oceânica para um maior número de pessoas. Para contribuir basta acessar a plataforma Catase, no endereço www.catarse.me/livrosomosdomar. Entre as recompensas estão o livro, jogo da memória temático, cartela de adesivos e camiseta Santacosta. A vaquinha encerra no dia 5 de dezembro deste ano.

Somos do Mar

Projeto de educação ambiental criado em 2016 por Diulie e Rafael, o Somos do Mar tem o intuito de popularizar o conhecimento científico sobre o oceano de forma lúdica e criativa. Com uma bagagem cheia da experiência na área, os educadores promovem gratuitamente oficinas e vivências que estimulam práticas sustentáveis.

Em 2019 partiram em um motorhome na primeira expedição pelo litoral brasileiro. A ideia inicial, pausada temporariamente devido à pandemia global, é facilitar atividades de educação ambiental de forma gratuita, além de colocar em prática metodologias científicas para estudo do lixo nas praias percorridas.





90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page