top of page

CONSCIÊNCIA EM AÇÃO: TORNANDO O INVISÍVEL VISTO POR JU NAS MARES


Sua missão: A conscientização sobre os impactos nos oceanos relacionados aos plásticos de uso único e os problemas tanto ambientais como na nossa saúde.


" De 50% à 85% do ar que respiramos é produzido nos Oceanos. Se os Oceanos morrerem, nós morremos."


Nos conte sobre sua história e seu percurso como Engenheira Ambiental e Velejadora.


Antes de mais nada gosto de “me definir” como eterna aprendiz. Acredito que antes de qualquer graduação ou título, é isso que desejo para mim independente de onde estiver na vida.

Minha história com o Oceano começou aos 12 anos de idade quando descobri ”por acaso”, na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma escola de vela em um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De lá pra cá, sai da Lagoa de Freitas para a Baia de Guanabara e de lá para o Mundo. Por quase 15 anos fui atleta profissional de vela, e isso me permitiu estar no mar por muitas e muitas horas. Essa proximidade e intensa relação, mudou minha vida. Aprendi e sigo aprendendo à observar e “ler” os padrões da natureza, das estações, dos ventos e das marés.

Foi por causa da vela e do mar que iniciei minha graduação em Engenharia Naval e Oceânica, mas no percurso mudei e me graduei em Engenharia Ambiental, isso por que enquanto estudava naval, eu seguia velejando e treinando muito para a classificação das Olimpíadas do RIO 2016, e nesse processo acompanhei a situação ambiental da Baia de Guanabara, que se deteriora a cada ano que passa. Não me classifiquei para a Olimpíadas, (e vi grandes amigas se tornarem campeãs), foi bastante duro para mim, mas decidi encarar meu desejo de colocar energia e atenção em outros assuntos que tanto me interessavam. Hoje, sou graduada em Engenharia Ambiental pela UFF, e lidero a ONG internacional Parley for the Oceans aqui no Brasil e sou muito grata pela “rota que naveguei” até aqui, sigo entusiasmada para descobrir o que as marés ainda vão me trazer.



O que há com os oceanos? Por quê do seu trabalho?

Os Oceanos estão passando por vários problemas: a sobre pesca, pesca fantasma, aquecimento global, acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais, poluição por plástico. E sabendo ou não, todas essas questões estão diretamente ligada à nossa organização como sociedade. Acredito que esse seja o porque do meu trabalho: sensibilizar e educar as pessoas sobre a nossa conexão e dependência com os Oceanos.



Qual é um hábito que você gostaria que as pessoas pegassem (ou abandonassem) para ajudar a reduzir o desperdício de plástico?


Andar com sua própria garrafinha para refil de água, levassem seus talheres & marmita na mochila, eco-bags ou mochila para suas compras.

As sacolas plásticas me deixam doida, assim como outros descartáveis.


Uma coisa que as pessoas deveriam saber?

De 50% à 85% do ar que respiramos é produzido nos Oceanos. Se os Oceanos morrerem, nós morremos.

Você tem um herói do oceano?

As baleias e os golfinhos! Hehehe brincadeirinha… Não acho que eu tenha um herói ou heroína, tenho muitas referências que me inspiraram e que me motivam, mas no final das contas, minha maior inspiração é o próprio oceano.

Qual é o ambiente marinho mais incrível que você já visitou?


Ilha de Galápagos que fica no Oceano Pacífico. Tive o privilégio de ir para lá depois de um campeonato sul-americano de vela que participei em Manta, Equador (diga-se de passagem, fomos campeãs).

Galápagos foi com certeza o ambiente marinho mais incrível que já visitei.

Atobás de pés azul, Fragatas, muitas tartarugas, tubarões martelos, leões marinhos, nossa, se eu começar a listar aqui, não vou acabar nunca.


Algum projeto que você gostaria de compartilhar?


SAILING FOR THE OCEANS - Esse projeto é para mim um sonho que se realizou. SFTO é uma experiência educacional que mistura: a vela, educação ambiental e os oceanos. Fizemos 2 expedições pela região da Costa Verde no Rio de Janeiro e temos mais expedições no calendário do ano que vem. E pra melhorar, estamos planejando uma grande expedição pela costa do Brasil, muito em breve abriremos nosso processo seletivo para tripulantes.



Qual é a sua criatura marinha favorita?


Ai… me pegou. Difícil escolher, mas as Baleias são as que mais me deixam perplexa e animada - quando às vejo.



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page